
A Música está inserida em nosso cotidiano. A divina arte (como muitos a chamam) cativa o homem e o transforma. É impossível ficar inerte e inexpressivo ao ouvir composições maravilhosas que mexem, não somente com o corpo, mas também com o coração, com a alma. E há música para todos os gostos: Axé, forró, rock, pop, dance, etc. Todos esses estilos musicais possuem um papel fundamental para a sociedade. Sociedade esta que está diretamente relacionada aos estilos musicais regionais formados ao longo de sua história.
Não há como negar que a música pode transformar vidas. Essa arte, assim como todas as outras, possui o poder de mexer com a sensibilidade do indivíduo e o leva a ter experiências únicas. Faz com que o ouvinte abra a sua mente para novas descobertas e deixa o mundo muito mais colorido. Um simples som de chuva pode se transformar em uma maravilhosa sinfonia para um ouvido bastante aguçado, mas não há como imaginar um pingo de água descer do céu sem o som estridente do trovão. O mundo seria sem graça e sem sentido se não houvesse som. E, percebendo essa importância magnífica do som para si mesmo é que o homem criou objetos do qual pudesse trabalha-los de maneira única, os chamados instrumentos musicais. Com eles, podemos formar combinações incontáveis de sons, agradáveis ao nosso ouvido, capazes de mudar o pior dos indivíduos.
Venhamos e convenhamos: um ser humano não precisa ser músico para apreciar uma composição. O simples fato de ser puro em seus atos e saber fazer boas escolhas são determinantes para que o indivíduo se torne um ser sensibilizável por música. As músicas que ouvimos refletem aquilo que somos por dentro. Uma personalidade pode ser conhecida apenas pela letra de uma canção ou um arranjo musical. Saiba escolher suas preferências musicais, pois aquilo que você ouve, mais cedo ou mais tarde, irá se refletir na sua vida pessoal e social, pois o que acontece em nossas vidas está predeterminado pelas nossas ações.
Em um mundo onde é muito mais fácil ignorar o outro, a música possui uma atuação cada vez maior na busca da união social. "Ame ao teu próximo como a ti mesmo" é o que um grande homem disse. Através da música, o ser humano é capaz de unir forças para reunir-se com seus irmãos patriotas e não patriotas. Ela é uma arte universal e portanto possui o poder de derrubar todas as diferenças sociais e etnico-raciais.
Para fechar, concluo dizendo que a divina arte musical é construida por cada um de nós. Como construtores desta arte, devemos medir nossas ações, pensar no mundo ao nosso redor e rever conceitos humanos que, diga-se de passagem, são universais e atemporais. Quero dizer, não precisa ser um músico credenciado para compor e cantar uma canção; a Música é a livre expressão humana de sentimentos mediante sons, mas que cada um de nós possa saber o que fazer e o que mostrar, pois o mundo evolui com atitudes positivas e pensadas e não com músicas que apenas tendem a mostrar um apelo ambíguo, como muitas das composições publicadas nos quatro cantos do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário